Decolonialidades,biomas brasileiros e povos originários: novos (necessários) olhares para as Gastronomias

A interseção entre decolonialidades, biomas brasileiros e povos originários lança uma luz vital sobre as múltiplas Gastronomias do Brasil. Este tríplice olhar nos convida a repensar as narrativas que atravessam o tempo e o espaço, reconhecendo a importância da diversidade e as alteridades. Os biomas brasileiros, ricos e diversos, moldaram ingredientes e técnicas únicas, enquanto os povos originários contribuíram com saberes ancestrais que são fundamentais para a compreensão das Gastronomias que seguem presentes em nosso território. 

No entanto, muitas vezes, as narrativas hegemônicas têm marginalizado e às vezes até invisibilizado essas contribuições, perpetuando uma certa colonização cultural e alimentar. Esta quarta edição do ENPEGASTRO representa uma oportunidade de questionarmos esses paradigmas e imergimos em debates que se lastram nos saberes ancestrais, ingredientes autóctones e técnicas tradicionais. 

A abordagem decolonial que nos apoiamos, desafia as hierarquias de poder estabelecidas, dando voz às comunidades marginalizadas promovendo uma Gastronomia mais inclusiva e autêntica. Nesse contexto, explorar essas conexões é essencial para uma compreensão mais alargada de como as Gastronomias brasileiras se deslocaram e como elas vêm se transformando em um reflexo verdadeiramente inclusivo de nossa rica herança cultural e ambiental.

A temática “Decolonialidades, Biomas brasileiros e Povos originários: novos (necessários) olhares para as Gastronomias” tem o objetivo de oferecer um espaço para a reflexão e ação no campo de saber da Gastronomia, destacando a interseção entre a decolonização do conhecimento, a riqueza dos biomas brasileiros e as tradições gastronômicas dos povos originários. 

Ao adotar uma perspectiva decolonial dando passagem para novas perspectivas, estamos tecendo novos enlaces de saberes com nossa comunidade de pesquisadores com fins a promover as Gastronomias mais inclusivas e autênticas, que celebram a diversidade cultural e ambiental de um  Brasil em sua plenitude. 

Assim, confiamos que esses novos olhares nos ajudarão a desenhar um futuro onde todos os envolvidos com as Gastronomias respeitem a riqueza de nossas heranças e patrimônios e a sustentabilidade de nossos biomas, criando uma plataforma representativa e enriquecedora para a pesquisa em Gastronomia no Brasil.

 

Cláudia Soares | Coordenação Geral 

Paulo Henrique Machado de Sousa | Coordenação Geral Local –  Fortaleza  – CE

Rafael Ferro | Coordenação Científica

Annah Barbara Pinheiro, Glória Hashimoto e Kennedy Ribeiro | Coordenação Executiva

 

REALIZAÇÃO


               

          

APOIO

      

           

 

© ENPEGASTRO 2023 – Todos os Direitos Reservados

plugins premium WordPress